O Projeto Intervenção surgiu da problemática referente ao prognóstico das turmas do Programa Circuito Campeão dos alunos quanto à leitura e escrita que conseqüentemente interferia na aprendizagem em todas as disciplinas, ao analisar os índices de desempenho escolar dos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Domingas Ribeiro do Município de Pau D’Arco, verifica-se inclusive nas turmas do 2º e 4º ano que alguns alunos não estão caminhando conforme o esperado, tais fatores provém da falta de acompanhamento familiar, como também de dificuldades que nós educadores enfrentamos em realizar um trabalho que atenda com eficiência os alunos portadores de Necessidades Especiais. Portanto fez-se necessário planejar outros meios para que consiga melhorar o desempenho escolar dos alunos que apresentaram baixo desempenho no 3º Bimestre. As metodologias utilizadas para um bom desempenho para aprendizagem:
Ø Contato freqüente com os pais dos alunos que apresentaram baixo desempenho;
Ø Reuniões com os pais analisando o desempenho dos alunos e as causas que prejudica o ensino e aprendizagem referente disciplina,
Ø Acompanhar os professores no planejamento, mantendo contado referente os problemas mais agravantes no ensino.
Ø Acompanhar os instrumentos avaliativos que estão sendo aplicados aos alunos.
Ø Acompanhar por turma a leitura e escrita dos alunos.
Ø Computador, jornais, revistas, livros, gibis, recursos multimídia e audiovisuais, filmes e outros.
Ø Fichas de Leitura, dominó, alfabeto,
Ø Desenvolver atividades como: ditado compartilhado, ditado com dado, ditado com palmas, ditado com as mãos, leitura compartilhada, escrita compartilhada, montagem de palavras e frases em sala de aula semanalmente;
Ø Realizar atividades dinâmicas de leitura e escrita em sala de aula (adedonha, jogo do para, jogo contínuo).
A realização deste Projeto os alunos vai ser avaliada continuamente através das atividades desenvolvidos acompanhando a participação dos alunos e desenvolvimento dos mesmos e registrados os resultados obtidos nas fichas próprias.
Joana D’Arc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário