Seja bem vinda

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.

Entende-se por currículo é uma seqüência de disciplina e atividades previstas para um determinado curso. A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e dentro da sala de aula. O termo currículo, a julgar por sua derivação, parece aplicar-se com mais propriedade ao programa de atividades, ao curso que os alunos fazem na escola. O currículo é o oferecimento de conhecimento, habilidades e atitudes socialmente valorizados e postos à disposição dos estudantes, através de uma variedade de arranjos, durante o tempo em que eles estão na escola.
Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. O que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou esta atualizada com relação às inovações tecnológicas O computador como um recurso é preciso que se invista na formação de professores o quanto antes. Porque o professor tem ai um papel fundamental. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno.
A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. Muitas vezes concebemos a nós mesmos como complexas máquinas físico-químicas com um cérebro, que pode ser comparado a um potente e complicado computador.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino.

Joana D’Arc.

Um comentário:

  1. Oi Joaninha!
    Parabéns pelo seu texto.Concordo com você quando fala que as tecnologias é parte inerente do nosso dia a dia e incluí-las no currículo escolar hoje é proporcionar aos educandos novas aprendizagens e maior interesse.
    Beijos. Elisete

    ResponderExcluir

Uma atividade com Hipertexto

Tecnologia e Educação

Operações com números naturais - Adição