
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.
Entende-se por currículo é uma seqüência de disciplina e atividades previstas para um determinado curso. A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e dentro da sala de aula. O termo currículo, a julgar por sua derivação, parece aplicar-se com mais propriedade ao programa de atividades, ao curso que os alunos fazem na escola. O currículo é o oferecimento de conhecimento, habilidades e atitudes socialmente valorizados e postos à disposição dos estudantes, através de uma variedade de arranjos, durante o tempo em que eles estão na escola.
Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. O que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou esta atualizada com relação às inovações tecnológicas O computador como um recurso é preciso que se invista na formação de professores o quanto antes. Porque o professor tem ai um papel fundamental. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno.
A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. Muitas vezes concebemos a nós mesmos como complexas máquinas físico-químicas com um cérebro, que pode ser comparado a um potente e complicado computador.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino.
Joana D’Arc.
Oi Joaninha!
ResponderExcluirParabéns pelo seu texto.Concordo com você quando fala que as tecnologias é parte inerente do nosso dia a dia e incluí-las no currículo escolar hoje é proporcionar aos educandos novas aprendizagens e maior interesse.
Beijos. Elisete