Seja bem vinda

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.

Entende-se por currículo é uma seqüência de disciplina e atividades previstas para um determinado curso. A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e dentro da sala de aula. O termo currículo, a julgar por sua derivação, parece aplicar-se com mais propriedade ao programa de atividades, ao curso que os alunos fazem na escola. O currículo é o oferecimento de conhecimento, habilidades e atitudes socialmente valorizados e postos à disposição dos estudantes, através de uma variedade de arranjos, durante o tempo em que eles estão na escola.
Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. O que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou esta atualizada com relação às inovações tecnológicas O computador como um recurso é preciso que se invista na formação de professores o quanto antes. Porque o professor tem ai um papel fundamental. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno.
A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. Muitas vezes concebemos a nós mesmos como complexas máquinas físico-químicas com um cérebro, que pode ser comparado a um potente e complicado computador.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino.

Joana D’Arc.

Socializando Experiência com Projeto


O Projeto Intervenção surgiu da problemática referente ao prognóstico das turmas do Programa Circuito Campeão dos alunos quanto à leitura e escrita que conseqüentemente interferia na aprendizagem em todas as disciplinas, ao analisar os índices de desempenho escolar dos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Domingas Ribeiro do Município de Pau D’Arco, verifica-se inclusive nas turmas do 2º e 4º ano que alguns alunos não estão caminhando conforme o esperado, tais fatores provém da falta de acompanhamento familiar, como também de dificuldades que nós educadores enfrentamos em realizar um trabalho que atenda com eficiência os alunos portadores de Necessidades Especiais. Portanto fez-se necessário planejar outros meios para que consiga melhorar o desempenho escolar dos alunos que apresentaram baixo desempenho no 3º Bimestre. As metodologias utilizadas para um bom desempenho para aprendizagem:

Ø Contato freqüente com os pais dos alunos que apresentaram baixo desempenho;

Ø Reuniões com os pais analisando o desempenho dos alunos e as causas que prejudica o ensino e aprendizagem referente disciplina,

Ø Acompanhar os professores no planejamento, mantendo contado referente os problemas mais agravantes no ensino.

Ø Acompanhar os instrumentos avaliativos que estão sendo aplicados aos alunos.

Ø Acompanhar por turma a leitura e escrita dos alunos.

Ø Computador, jornais, revistas, livros, gibis, recursos multimídia e audiovisuais, filmes e outros.

Ø Fichas de Leitura, dominó, alfabeto,

Ø Desenvolver atividades como: ditado compartilhado, ditado com dado, ditado com palmas, ditado com as mãos, leitura compartilhada, escrita compartilhada, montagem de palavras e frases em sala de aula semanalmente;

Ø Realizar atividades dinâmicas de leitura e escrita em sala de aula (adedonha, jogo do para, jogo contínuo).

A realização deste Projeto os alunos vai ser avaliada continuamente através das atividades desenvolvidos acompanhando a participação dos alunos e desenvolvimento dos mesmos e registrados os resultados obtidos nas fichas próprias.

Joana D’Arc.

Uma atividade com Hipertexto

Tecnologia e Educação

Operações com números naturais - Adição